sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Principais defeitos e suas causas em chaves de partida

1.    Contator não liga

·        Fusível de comando queimado;
·        Relé térmico desarmado;
·        Comando interrompido;
·        Bobina queimada: - Por sobretensão;
                                   - Ligada em tensão errada;
                                 - Queda de tensão (principalmente em CC );
                                 - Corpo estranho no entreferro.
2.    Contator não desliga

o       Linhas de comando longas ( efeito de colamento capacitivo )
o       Contatos soldados:
– corrente de ligação elevada (por exemplo,    comutação de transformadores a vazio);
- ligação em curto circuito;
- comutação estrela/triângulo defeituosa.

3.    Contator desliga involuntariamente
o       Queda de tensão fortes por oscilação da rede ou devido a operação de religadores.
4.    Faiscamento excessivo
o       Instabilidade da tensão de comando;
o       Regulação pobre da fonte;
o       Linhas extensas e de pequena seção;
o       Corrente de partida muito altas;
o       Subdimensionamento do transformador de comando com diversos contatores operando simultaneamente.
5.    Fornecimento irregular de comando
o      Botoeiras com defeito;
o      Fins de curso com defeito.
6.    Contator zumbe ( ruído )
o      Corpo estranho no entreferro;
o      Anel de curto circuito quebrado;
o      Bobina com tensão ou freqüência errada;
o      Superfície dos núcleos móvel e fixo sujas ou oxidadas, especialmente após longas paradas;
o      Oscilação de tensão ou freqüência  no circuito de comando;
o      Quedas de tensão durante a partida de motores.
7.    Relé atuou
o       Relé inadequado ou mal regulado;
o       Tempo de partida muito longo;
o       Freqüência de ligações muito alta;
o       Sobrecarga no eixo do motor;
o       Falta de fase;
o       Rotor do motor bloqueado/travado.
8.    Bimetais azulados, recozidos ou resistência de aquecimento queimada
o      Sobrecarga muito elevada;
o      Fusível superdimensionados;
o      Queda de uma fase (motor zumbe);
o      Elevado torque resistente (motor bloqueia);
o      Curto circuito.